segunda-feira, 26 de junho de 2017

As arboviroses

“São as doenças transmitidas ao homem por picadas de mosquitos. Em todo o mundo, a arbovirose que mais faz vítimas é a dengue, mas outras doenças, como chicungunha e zika, crescem a cada ano”, esclarece Kleber. Elas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo Aedes albopictus.

Dengue
A mais conhecida das três arboviroses possui como sintomas mais comuns febre alta, cansaço excessivo, dores de cabeça atrás dos olhos e no corpo, náuseas e vômitos.

Chikungunya
Apesar de ter sintomas parecidos com a dengue, a grande diferença da chikungunya está no acometimento das articulações: o vírus afeta as articulações dos pacientes e causa inflamações com fortes dores, podendo ser acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Zika
Causada pelo vírus zika, tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, diarreia, náuseas e mal-estar. Porém, a grande diferença da doença é a erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa no rosto, tronco e membros, podendo atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção causada pelo vírus. Assim como nas outras doenças, pessoas de qualquer idade ou sexo podem ser afetadas pelo vírus, mas os sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos.

Observar se o local onde vai ficar durante o período de férias é arejado e sem focos de água parada é o principal cuidado que todos devem adotar. Caso note sintomas como dor no corpo, vermelhidão e febre, a recomendação é procurar o atendimento médico o mais rápido possível, além de se hidratar com líquidos e repousar.

De acordo com o médico infectologista Kleber Luz, é preciso ter em mente que a medicação infantil e a adulta diferem em dosagem e concentração, e que, por isso, é importante respeitar a dosagem indicada para cada medicamento e sempre buscar uma recomendação médica. “Mesmo diante de um quadro clínico como dengue ou chicungunha, a medicação infantil não pode ser aumentada. Qualquer remédio, quando aplicado em superdosagem, faz mal e pode somar aos problemas já existentes ao invés de trata-los”, explica o infectologista.

Vale ainda lembrar que, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, os medicamentos mais indicados para eliminar os sintomas das arboviroses são aqueles à base de paracetamol, pela segurança que a molécula apresenta. E o mais importante: não devemos fazer uso da automedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário