segunda-feira, 26 de junho de 2017

Especialistas debatem ações para Gestão Integrada das Arboviroses

Identificar e definir quais atividades o Brasil vai assumir para implementar sua Estratégia de Gestão Integrada das Arboviroses. Para a elaboração do planejamento, o Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT/SVS) convidou especialistas da Fiocruz, da Universidade de Goiás, da Secretaria Municipal de Saúde de BH, bem como representantes da OPAS/WDC e OPAS/ Brasil, para debater o assunto nesta segunda (26) e terça-feira (27), em Brasília. Ao fim do encontro, o grupo, que também conta com diretores e coordenadores da SVS, vai elaborar uma agenda de trabalho com a proposta brasileira que deverá ser referendada em reunião internacional.

Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de conhecer e avaliar as atuais atividades desempenhadas pela SVS com relação aos aspectos de gestão, vigilância epidemiológica das arboviroses, da rede e do diagnóstico laboratorial, do manejo e da vigilância entomológica.

A Estratégia de Gestão Integrada para a Prevenção e Controle das Enfermidades Arbovirais, é uma metodologia elaborada pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) para auxiliar os países na redução da carga de doenças arbovirais, fortalecendo os processos de vigilância, diagnóstico e manejo. A dengue foi o primeiro agravo nas américas a ser contemplado com esse modelo de gestão.

Dengue, chikungunya e zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. O infográfico "Aedes em foco: arboviroses em expansão no Brasil" trata das origens dessas enfermidades, sintomas, complicações e riscos na gravidez e para recém-nascidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário