quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Técnicos realizam reunião sobre o enfrentamento ao Aedes aegypti

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), realizou quarta-feira (01), das 9h30 às 11h, no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), com sede em Mossoró, uma reunião para discutir o enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti. O evento foi direcionado aos secretários municipais de saúde, coordenadores do setor vetorial e coordenadores municipais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica dos municípios da região. Participaram do evento representantes de 24 municípios.

Os municípios deverão realizar atividades de planejamento das ações de mobilização e combate ao mosquito para o ano de 2017, coordenadas pelas Salas de Coordenação e Controle e executadas em nível local.

Os municípios deverão planejar a realização de visitas a todos os imóveis urbanos (residências, comércios, indústrias, órgãos públicos, terrenos baldios, entre outros) e infraestruturas públicas (praças, parques, jardins, bueiros etc) de seu território, respeitando-se o disposto na Lei nº 13.301, de 27 de junho de 2016, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus da zika; e altera a Lei no 6.437, de 20 de agosto de 1977.

O objetivo do encontro foi repassar informações aos técnicos dos municípios sobre a importância das Salas Municipais de Coordenação e Controle para que as ações intensificadas de combate ao mosquito reduzam o índice de infestação pelo Aedes aegypti para menos de 1% em todos os municípios. É fundamental que todos municípios criem através de decreto a Sala Municipal de Coordenação e Controle para o enfretamento da Dengue, do Vírus Chinkungunya e do Zika Vírus.

“No Rio Grande do Norte foi editado o Decreto nº 25.855, de 13 de janeiro de 2016, que dispõe sobre a criação da Sala Estadual de Coordenação e Controle, para o enfretamento das doenças provocadas pelo mosquito Aedes. O objetivo da Sala Estadual de Coordenação e Controle é gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito, para o enfrentamento da Dengue, do Vírus Chinkungunya e do Zika Vírus”, disse o responsável pelo Setor Vetorial do Programa Estadual de Controle da Dengue da SESAP, Valter Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário