domingo, 10 de março de 2013

Aedes aegypti: sofreu mutação e pica em qualquer horário



Estudos sobre o Aedes aegypti mostram que a fêmea é quem pica, porque ela se alimenta só de sangue. Tem “preferência” por picar as pessoas entre às 6h e 9h e das 17h às 19h, quando seu comportamento é mais intenso. “O Aedes está muito adaptado ao ser humano. Já sofreu mutações e pica em qualquer horário do dia ou noite, só é mais ativo nos crepúsculos matutino e vespertino”, diz Freitas.

Voa, em média, um metro de altura, e por isso pica mais os pés, tornozelos e pernas. O pesquisador explica que o mosquito é atraído pelo gás carbono, que é mais pesado que o oxigênio, e por isso ele prefere ficar mais rente ao chão.

“Estudos que fizemos na Fiocruz mostram que ele voa até 200 metros. Isso quer dizer que o foco do mosquito tem de estar próximo da pessoa doente”, diz.

Como é “endiabrado” e oportunista, “cola” em uma pessoa e vai até o 20º andar de um prédio, por exemplo, e lá procria; consegue voar mais alto e fazer sua “residência” nas calhas das casas, que têm água parada e folhas, ambiente ideal para a desova. “O mosquito não tem boa visão. São os órgãos sensoriais que captam o local onde ele pode colocar os ovos.”

Como medidas de proteção individual, em casos de risco como crianças, idosos e doentes, o uso de calça comprida e repelente pode ser indicado. Mas também não é garantia de que não vai pegar a doença. Até por ser complicado ficar 24 horas por dia besuntado de repelente e vestir-se só com calças compridas.

 “A proteção individual só repele ou evita por algum tempo o contágio. O Aedes é um mosquito esperto e assim que perceber uma oportunidade vai picar”, diz o pesquisador.

O Aedes aegypti é tinhoso, digamos, e o processo reprodutivo, assustador. Com uma vida média de 20 dias, uma fêmea pode colocar até 500 ovos, mas a média são 300. “A fêmea desova a cada 4 ou 5 dias. Duas fêmeas em uma casa, podem causar uma infestação do mosquito em menos de um mês”, alerta o biólogo Rafael Freitas, pesquisador em entomologia do Instituto Oswaldo Cruz. Mas “acabar” com esse ciclo é mais fácil do que se imagina. 

Campanha da Fiocruz, orienta as pessoas a usar só dez minutos do tempo, durante uma semana inteira, para eliminar os criadouros de dentro de casa e dos quintais. É que do momento em que a fêmea coloca os ovos na água até o mosquito estar voando e picando, se passam 8 dias. Se a cada 7 dias, a população eliminar os criadouros e as larvas, o ciclo vai ser interrompido.

“Se cada pessoa pegar 10 minutos por semana para eliminar os criadouros, não teremos mais epidemias de dengue no país”, garante o pesquisador. 

4 comentários:

  1. Isso me ajudou muito no meu trabalho de escola!

    ResponderExcluir
  2. Tem que praticar e não somente usar para trabalho de escola, hoje Campinas esta na mira do mosquito da dengue, semana passada uma pessoa morreu devido a dengue.

    ResponderExcluir
  3. Curta seu texto no Via Brasil Over Blog, https://www.facebook.com/pages/Via-Brasil-Over-Blog/270962022976880

    ResponderExcluir
  4. Curta seu texto no Via Brasil Over Blog, https://www.facebook.com/pages/Via-Brasil-Over-Blog/270962022976880

    ResponderExcluir