sábado, 1 de julho de 2017

15ª EXPOEPI é marcada por homenagens

Na noite de quarta-feira, 28, a 15ª EXPOEPI foi aberta oficialmente por autoridades em Brasília. Na ocasião, importantes atores da saúde coletiva do país receberam homenagem pelos serviços prestados à saúde pública.

Declarando sua satisfação em ver colaboradores dos municípios, estados e o corpo técnico do Ministério da Saúde reunidos para o compartilhamento de conhecimento, o presidente da 15ª Mostra e secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, reafirmou o compromisso com um Sistema Únicos de Saúde (SUS) eficiente e humanitário.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, detalhou as ações federais de melhorias no SUS, principalmente na gestão de recursos financeiros e investimentos em tecnologia. Barros expressou sua satisfação na gestão da secretaria de Vigilância lembrando dos desafios dos últimos anos, como o surto de Zika, microcefalia e Febre Amarela, mais recentemente. Sobre isso, Joaquim Molina, representante no Brasil na OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde), falou que as autoridades agiram prontamente e com clareza. Segundo ele, essa também foi uma oportunidade que ”revelou novos desafios para o enfrentamento de crises”, alertou. Na ocasião, Molina recebeu Certificado de Agradecimento.

Marcus Quito, coordenador da Atenção Primária do Governo do Distrito Federal, lembrou que a oportunidade da Mostra tem o objetivo de discutir intensamente a vigilância. E é esse o foco também para Ronald Ferreira, presidente do Conselho Nacional de Saúde. Para ele, esse é o momento de conhecer e reconhecer experiências exitosas na ponta e que levam saúde para a população ainda com todas as dificuldades que o SUS enfrenta em pouco mais de trinta anos de existência. Ferreira ainda classificou o momento como de reflexão sobre a construção da política de vigilância para o país, prerrogativa proposta pela 1a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que acontece em novembro com a participação de diversas representações da sociedade civil. ”A democracia garante um SUS para todos”, defende.

Mauro Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), também reverenciou as experiências municipais levadas à Mostra que, segundo ele, valorizam o ”SUS que dá certo, o SUS que nós queremos”. Michele Caputo Neto, presidente do CONASS – Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, saudou Jarbas Barbosa. Atual diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ex-secretário de Vigilância em Saúde e um dos fundadores da EXPOEPI, Barbosa, foi um dos homenageados da noite.

Também receberam homenagem Adriana Suely de Oliveira Melo, Amilcar Tanuri, Ana Van Der Linden, Elisabeth Conceição de Oliveira Santos, Maria do Carmo de Melo, Vanessa Van Der Linden Mota e Volney de Magalhães Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário