domingo, 30 de agosto de 2015

SC: 5.488 focos do mosquito Aedes aegypti em 108 municípios catarinense



Até o início de agosto estavam identificados 5.488 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em 108 Municípios. Vinte e sete deles são considerados infestados pelo mosquito, alguns próximos de Guaramirim como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville. A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele. Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

As orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor é evitar o uso de pratos nos vasos de plantas e se usar, colocar areia até a borda, guardar garrafas com o gargalo virado para baixo, manter as lixeiras tampadas, deixar os depósitos de água sempre fechadas, evitar bromélias que acumulam água, manter os ralos fechados e desentupidos, retirar água acumulada em lajes e evitar o acúmulo de entulho uma vez que podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

O médico veterinário Jaime de Matos Júnior, da Vigilância em Saúde de Guaramirim, responsável pelo programa da dengue, diz que os casos próximos preocupam e chama a atenção à necessidade de a população tomar cuidados redobrados em relação a recipientes que acumulem água, onde o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti faz a postura para se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário