sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Febre de chikungunya



​É uma doença causada pela picada de mosquitos Aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue, ou Aedes albopictus, que provoca sintomas parecidos com os da dengue, como febre ou dor nas articulações, por exemplo, mas que não gera complicações graves nem hemorragia.

O diagnóstico da febre chikungunya pode ser feito por um clínico geral através do exame de sangue e ajuda a orientar o tratamento da doença.

A doença no Brasil é rara, mas podem surgir epidemias da doença, principalmente quando muitas pessoas de países africanos, onde a febre chikungunya é comum, visitam o Brasil, uma vez que os mosquitos da dengue e da febre amarela são capazes de transportar a doença.

​Os sintomas da febre chikungunya surgem 3 a 7 dias após a picada do mosquito e incluem:
·       Febre superior a 38º C;
·       Dor nas articulações, especialmente de manhã;
·       Cansaço excessivo;
·       Hipersensibilidade à luz;
·       Dores de cabeça constantes;
·       Dor nas costas;
·       Vômitos e diarreia.
Os sintomas da febre chikungunya, normalmente, diminuem cerca de 7 dias após o início do tratamento, mas o cansaço pode se manter por várias semanas.

​O tratamento para febre chikungunya dura cerca de 1 mês e é feito com o uso de remédios para a febre, como Paracetamol, e analgésicos, como o Acetaminofeno.
A duração do tratamento depende da idade do indivíduo infectado, sendo que jovens demoram, em média, 7 dias a curar, enquanto os idosos podem demorar vários meses.
Durante o tratamento para febre de chikungunya os pacientes devem ser mantidos dentro de um mosqueteiro, evitando a transmissão da doença por mosquitos que o possam picar.

A prevenção da febre chikungunya deve ser feita com a utilização de:
·       Calças e camisetas de manga comprida;
·       Redes nas portas e janelas da casa;
·       Mosqueteiros e repelentes para dormir.

Ainda não existe uma vacina contra a febre chikungunya, sendo que o mais importante é evitar a picada de mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário