quinta-feira, 5 de março de 2015

Marília: epidemia aumenta transfusões de plaquetas em 110%



A epidemia de dengue em Marília (SP) fez aumentar em 110 % o número de transfusões de plaquetas, que são as células do sangue essenciais para a coagulação, no Hemocentro da cidade. Isso porque quem tem dengue apresenta queda no nível de plaquetas. Quando um órgão é lesado, são as plaquetas que se prendem no local evitando o sangramento. O aumento no número de transfusões de plaquetas no Hemocentro é em comparação deste ano ao mesmo período, janeiro e fevereiro, de 2014.

Foram 660 bolsas de plaquetas recebidas no primeiro mês deste ano. Em janeiro do ano passado, foram 300 usadas para transfusões em pacientes.

A moradora de Marília, Adriane Bispo, também pede que mais pessoas doem plaquetas. “Nesse momento o Hemocentro salva a vida do meu marido, que é dependente crônico de transfusões de sangue há três anos. O que nos preocupa é que com a epidemia de dengue há uma demanda muito grande de transfusão de plaquetas. Eu faço um apelo que toda a população de Marília e de toda a região venha doar sangue”, convoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário