segunda-feira, 2 de março de 2015

RN: 68 casos notificados de Chikungunya até o momento


O Rio Grande do Norte já registrou 68 casos suspeitos de febre Chikungunya, doença que é transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus, que também já foi encontrado no Estado.

Apesar do número de suspeitas contabilizadas, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Stella Leal, salienta que não são casos graves. Ela acrescentou que o material coletado a partir dos pacientes foi remetido para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para avaliação das causas dos sintomas apresentados.

Entre os sintomas identificados nos pacientes, estão dores nas articulações, febre e pintas vermelhas. Apesar de a rede pública de saúde estar atenta às possibilidades de incidência de febre Chikungunya no Estado, ainda não foi registrado nenhum caso da doença no RN. A subcoordenadora aguarda os resultados dos exames.

O Rio Grande do Norte registrou 1.752 suspeitas de casos de dengue só este ano. Mais de 200 já foram confirmados em 2015. Em Natal, a situação é alarmante, a ponto de a capital decretar epidemia de dengue. Em todo Estado, nove cidades apresentam alta incidência de dengue e 10 registram média incidência.

Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a dengue! Veja como eliminar o risco:

Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

Coloque areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Limpe as calhas
Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Coloque tela nas janelas
Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Seja consciente com seu lixo
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário