domingo, 8 de março de 2015

DF: o Exército mais uma vez vai ajudar os agentes



A Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, forneceu entre terça e sexta (3 e 6) um curso prático de capacitação para o combate à dengue e à febre chikungunya para cem militares do Exército. O grupo chegou à capital após pedido do governador Rodrigo Rollemberg ao Comando Militar do Planalto. Os homens serão divididos em 17 equipes de atuação.

A regional que sediou o evento de lançamento da campanha, Planaltina, foi a que mais registrou casos de dengue em 2014. Sobradinho I e II, Gama, Santa Maria, Ceilândia e São Sebastião também estão entre os primeiros lugares no ranking de contaminação.

Segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados 11.458 casos da doença em 2014 e 11.520 em 2013. O número de mortes de um ano para o outro, no entanto, mais que triplicou: passou de 5 para 18 no mesmo período. Foram três casos de chikungunya em 2014 no DF.

A febre chikungunya é uma doença viral com sintomas parecidos com a dengue e transmitida pelos mesmos mosquitos, o Aedes aegypti e o Albopictus. Entre eles estão dores fortes, principalmente, nas articulações, de cabeça e musculares, manchas vermelhas na pele e febre repentina e intensa, acima de 39 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário