domingo, 8 de março de 2015

Governador Valadares, MG: vistoria deve inspecionar cinco mil imóveis



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a partir desta segunda-feira (9), 5 mil imóveis devem ser vistoriados durante o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. O LIRAa deve apontar índice de infestação do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya na cidade.

As informações do LIRAa são usadas em ações de controle e combate à dengue. O levantamento é realizado em todo o Brasil a cada três meses. O resultado vai determinar o grau de risco para as duas doenças em Valadares. A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 23 de março.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) deste ano divulgado em janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontou um índice de 6,6% dos imóveis com foco do mosquito. Esse índice é superior ao anterior de 5,3%, feito em novembro de 2014.

O dado revela que a maioria das pessoas não está tomando as devidas precauções para exterminar o mosquito da dengue, que agora transmite também a febre Chikungunya. Até porque, pela 3ª vez consecutiva, a maior incidência de focos continua dentro das casas: nos ralos (40,2%), tinas/tonéis e tambores (21,9%), pratos de vasos de plantas (20,2%), bromélias (6,1%), focos de lixo (8,2%), caixas d’águas (4,1%) e pneus (0,7%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário