sexta-feira, 6 de março de 2015

Governo apoia estados e municípios



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (6) que o governo está atento para dar o apoio necessário aos estados e municípios onde for registrado aumento do número de casos de dengue. “É extremamente importante atuar em duas frentes: na prevenção, porque temos mais dois meses, nos quais pode haver crescimento do número de casos, e também na adoção das medidas nos serviços de saúde público e privado”.

O ministro ressaltou que os profissionais devem ser capazes de atender de maneira eficiente os pacientes e para evitar a evolução dos casos e a morte dos doentes. “É preciso agir hidratando os doentes, identificando sinais de agravamento, como dor abdominal persistente e vômitos. Nesses casos, o paciente  precisa ser hidratado imediatamente, não precisa sequer ir para o hospital.  O tratamento deve começar na própria unidade básica de saúde, na clínica privada. Isso é decisivo para evitar óbitos.”

Chioro disse que os números da dengue indicam que os casos aumentaram  e que caiu a incidência de doentes graves e de mortes. “Por isso, Ministério da Saúde, estados e prefeituras estão agindo juntos, mobilizando os gerentes das unidades básicas, médicos e enfermeiros das redes pública privada”.

Chioro alertou que a dengue é uma doença cíclica e que, a cada três anos, aumenta o número de pessoas suscetíveis a um novo tipo da doença. “Portanto, aumenta-se o número de casos. Temos dificuldades importantes de controle do mosquito em algumas regiões, como a Região Sudeste, que em virtude da crise hídrica,  os moradores armazenaram água em casa, o que contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário