domingo, 2 de novembro de 2014

Manaus: 27 mil imóveis serão visitados



O terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deve iniciar na próxima segunda-feira (3), em Manaus. Ao todo, 27.094 imóveis selecionados por amostragem devem ser vistoriados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), cada imóvel receberá a visita de agentes para a identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e do vírus chikungunya. Os agentes devem verificar o grau de infestação e eliminar criadouros.

Segundo a Semsa, as vistorias serão executadas por 279 profissionais envolvidos diretamente com as ações de campo.  O período do LIRAa segue até dia 12 de novembro. O LIRAa é realizado em todo o Brasil, sendo uma das estratégias utilizadas para subsidiar as ações de controle e combate à dengue.

“Após o levantamento, é possível verificar os bairros e comunidades que mais apresentam risco para a dengue e com essas informações é possível elaborar as ações de prevenção nas áreas prioritárias”,  informou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, por meio de assessoria.

O LIRAa nasceu como ação para combater a dengue, mas, como o mosquito Aedes aegypti também é um dos transmissores da febre chikungunya, o levantamento também ajuda a combater a febre. Em Manaus, dois casos suspeitos de chikungunya foram notificados no mês de outubro e estão sob investigação com amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, segundo a Semsa.

O primeiro LIRAa de 2014, realizado em fevereiro, registrou um índice de 3,9%, considerado de médio risco para os casos de dengue em Manaus. O resultado do segundo LIRAa manteve Manaus com médio risco para dengue, com índice de 3,3%.

A SEMSA, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, registrou, de janeiro a outubro deste ano, 1.460 casos confirmados de dengue. No mesmo período de 2013, o número de casos confirmados foi de 13.212.

Nenhum comentário:

Postar um comentário