sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mogi das Cruzes com 90 casos de dengue



O número de casos de dengue confirmados de janeiro até o momento em Mogi das Cruzes aumentou 233,3%, em comparação com todo o ano passado. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 90 pessoas contraíram a doença nos dez primeiros meses deste ano contra apenas 27 registros em 2013.

O levantamento apontou ainda que 55,5% das confirmações referem-se a casos de dengue autóctone, ou seja, os pacientes foram contaminados pelo vírus no território do próprio município. Ao todo, foram 50 diagnósticos deste tipo. O índice é 10 vezes menor do que o registrado no ano passado, quando apenas cinco pessoas contraíram a doença na cidade. Este número pode aumentar ainda mais, já que oito casos notificados ainda aguardam os resultados dos exames laboratoriais.

O número de notificações de suspeitas de dengue na cidade também se elevou expressivamente, passando de 117 registros, de janeiro a outubro de 2013, para 370 no mesmo período deste ano. A diferença representa um acréscimo de 216,2% das suposições contabilizadas.

Questionada sobre as medidas preventivas a serem tomadas pela administração municipal, visando combater o aumento do número de casos no município, a Secretaria Municipal de Saúde informou contar com o Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue.

O departamento é responsável pela realização de ações voltadas para a prevenção e o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo a pasta, o trabalho é realizado diariamente com visitas aos imóveis localizados em bairros onde há casos positivos confirmados. A secretaria ressaltou ainda que neste período, além das visitas de rotina, os serviços se concentram na preparação do trabalho preventivo focado no feriado de Finados. Entre as ações em andamento, está a distribuição de uma carta de orientação aos responsáveis por floriculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário