quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ubiretama, RS: está em alerta



O número de casos de dengue no Rio Grande do Sul caiu cerca de 80% nos primeiros dez meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2013, passando de 424 para 85 casos, segundo a Secretaria da Saúde. Entretanto, o município de Ubiretama, na Região Noroeste do estado está em alerta, já que a cidade teve o maior número de registros no início desse ano, 34 casos.

Conforme a secretaria de saúde, como o município tem em torno de 2,3 mil habitantes, a situação foi considerada uma epidemia. O trabalho dos agentes de saúde agora é para prevenir a doença e fiscalizar quem não cuida os focos de água parada.

Uma lei municipal criada em abril prevê notificação das residências onde forem encontrados criadouros do mosquito transmissor da dengue. A regulamentação também estabelece multa em caso de reincidência. O valor pode chegar a R$ 1.162, conforme o número de focos.

Em fevereiro, quando houve a epidemia, a professora Ana Maria Oliveira foi uma das pessoas que contraiu o vírus. Ela já teve dengue duas vezes e conta que esta última foi pior.

“Fiquei internada quatro ou cinco dias e era uma dor muito forte. Desde já, se eu vou sentar na frente de casa, eu uso repelente, porque eu tenho muito medo, baixa bastante a imunidade”, lembra Ana Maria.

Por isso, a Secretaria da Saúde faz um alerta para a população. “Como a dengue clássica provoca dores musculares, cefaleia, muitas vezes faz o tratamento em casa, muitas vezes a reincidência da doença pode ser mais grave e pode provocar óbito”, diz a enfermeira Francesca Reisdorfer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário