sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Catanduva: resultados dos índices não foram dos melhores



Secretaria de Saúde Municipal apresentou o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 1º a 15 de outubro, na tarde de ontem.

De acordo com o setor, o índice é de 2,8%. Se comparado com os dados de janeiro deste ano, quando o indicador apontava 6%, houve uma queda de 3,2%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é abaixo de 1%.

“O relatório aponta também a necessidade de uma maior conscientização da população em relação aos possíveis criadouros do mosquito”, revela o setor. 

Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, o levantamento aponta os locais que serviram de desova e reprodução para o mosquito Aedes aegypti no município, que indicou tecnicamente a ausência de cuidados diários da população, pois 90% dos possíveis criadouros estão nos quintais. 

De acordo com o setor, durante todo o ano, a equipes de saúde realizaram um trabalho ostensivo para combater os possíveis criadouros, com intensificação das ações de campo, bloqueios, pulverizações casa a casa, controle de pontos estratégicos, imóveis especiais, além de ações de campanhas de conscientização.

Conforme o levantamento, o maior encontro de focos com larvas ocorreu, em sua maioria, em criadouros existentes no interior das residências e em materiais em desuso, mas reutilizáveis, que não estão protegidos nos quintais.



Em Catanduva, os números de casos continuam baixos, se comparados com o mesmo período do ano passado. São 147 casos confirmados. O ano de 2013 foi encerrado com 726 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário