sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Itaúna: Levantamento do Índice está em 0,5%



O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de 2014 realizado em Itaúna, entre os dias 20 e 22 de outubro, apontou que o município não apresenta riscos de uma epidemia. Contudo, a Secretaria de Saúde pede que os moradores continuem colaborando para que a situação permaneça sob controle.

Ainda segundo a secretaria, todas as regiões foram visitadas por 30 agentes, o que totalizou uma amostragem de 1.750 residências. Foram encontrados nove focos do mosquito transmissor, o que representa um índice de 0,5% - valor abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de menos de 1%.

Os bairros em que apareceram estes focos são Leonane, Irmãos Auler, Várzea da Olaria, São Judas Tadeu, Nogueira Machado, Aeroporto, Pio XII e Morada Nova II. As condições mais propícias à proliferação do mosquito neste locais foram ralinhos de banheiro, plantas aquáticas, bebedouros e tambores de armazenamento de água.

Somente neste ano, Itaúna registrou 31 casos confirmados da doença e outros 61 casos clínicos, o que totalizou 92 pessoas com a doença até o momento, além de 38 suspeitas e que foram descartadas e um óbito referente à dengue. “A população continua sendo a principal parceira no combate ao mosquito transmissor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário