domingo, 14 de setembro de 2014

Prevenção Sim, Dengue não



O dia D de combate à dengue, lançado na sexta-feira (12), pela Secretaria de Saúde do Acre, levou às ruas alunos de cinco escolas públicas de Cruzeiro do Sul. Os alunos saíram da Escola Maria Lima de Souza, localizada no bairro da Cobal, em caminhada pelos bairros da Cobal e Várzea, mobilizando a comunidade em busca de combater a dengue no município. A cidade, de pouco mais de 80 mil habitantes, enfrenta uma epidemia de dengue, com quase dois mil casos confirmados da doença este ano.

Com o lema 'Prevenção Sim, Dengue não', a campanha quer conscientizar para a importância com os cuidados que devem ser tomados para combater a doença.

 “Para que a dengue não chegue à minha casa, e atinja minha família, eu aprendi que é preciso cuidar do nosso quintal, da nossa casa e ficar atento também aos nossos vizinhos, para que também cuide das suas casas, porque onde não tem mosquito, não tem como a dengue acontecer”, ressalta o pequeno Samuel Costa, de 10 anos.

As ações de combate à dengue iniciaram no último dia 21 de agosto quando a Campanha “Operação Guerra Contra a Dengue” foi lançada no município. A secretária de saúde Sueli Melo acredita que a união com a comunidade escolar é a melhor forma de conscientizar a população em relação à prevenção.

“É uma guerra onde todos tem que se mover, pois a situação é grave. Se formos fazer uma avaliação proporcionalmente entre o número de casos e população, o número é alarmante. Se a população não se envolver, se nós não fizermos uma guerra juntos, a população de Cruzeiro do Sul, o poder público estadual, o poder público municipal, a gente não consegue vencer essa guerra”, relatou a secretária ao expor à preocupação com o período de chuvas que se aproxima, o que pode agravar a situação.

De acordo com a secretária o estado junto com o município devem atuar intensamente nos próximos 30 dias em busca de combater o mosquito da dengue em Cruzeiro do Sul. Durante toda a semana dez escolas, de áreas prioritárias, onde foram detectados o maior numero de casos e do mosquito, foram capacitadas, totalizando 2.387 estudantes, coordenadores e professores  aptos a repassarem os conhecimentos adquiridos para as comunidades onde residem, agindo como multiplicadores nas ações de prevenção e combate à dengue.

As capacitações foram realizadas pela Divisão de Promoção a Saúde e pelo Núcleo de Educação em Saúde do Município. Do dia 15 a 19 setembro outras  13 escolas devem também receber a formação. Ao todo serão mais de 50 escolas atingidas com o trabalho de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário