segunda-feira, 15 de setembro de 2014

São Luís: casos de dengue estão em queda



O número de casos de dengue na capital maranhense teve uma queda significativa nesse ano. Até o momento, já foram contabilizadas 6.159 visitas, o equivalente a 57% a mais que o número de visitas já realizadas no mesmo período do ano passado de janeiro a agosto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram 740 notificações contra 918 no ano passado.

Mas, apesar do saldo positivo, ainda é grande a resistência de alguns moradores quando percebem a visita dos agentes. De acordo com a agente de endemias, Kátia Solange, existe casos de pessoas que chegam a impedir a visitação e o trabalho deles alegando que na família já há a presença de algum familiar ligado à área da saúde. “Tem morador que não aceita a visita tá? Aí alega que tem alguém da família que é agente de saúde, tem outro que é médico”.

Todo e qualquer recipiente que pode ser utilizado para procriação do mosquito transmissor da dengue é reparado pelo agente de endemias. Eles usam um produto que elimina as larvas. O volume é usado conforme a quantidade de água do reservatório da casa. Como afirma o supervisor de endemias Luís Bispo. “Temos o total que pode ser quando ela está cheia, e pode ser tratado no nível habitual. O nível de água que tiver dentro do reservatório”.

Para o Coordenador do Programa de Combate à Dengue, Pedro Tavares, é de extrema importância que a população tenha plena consciência da gravidade da doença e que não deixe que os sintomas se agravem. “É preciso que toda a população tenha essa consciência de no momento que se apresentar com sintomas iniciais de dengue procure logo um médico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário