domingo, 14 de setembro de 2014

Bauru: infestação está em 1,3%



Um levantamento feito pela Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde colocou Bauru novamente em alerta em relação à dengue. Após explosão de casos no ano passado, a cidade alerta para o alto resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), finalizada no mês passado. Dos 6.569 imóveis vistoriados em vários pontos da cidade, 85 apresentaram larvas do mosquito, o que representa um Índice de Infestação Predial (IIP) para o Aedes aegypti de 1,3%, sendo que o preconizado como aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%. Em alguns bairros, segundo a secretaria, o mesmo índice chegou a ser ainda mais preocupante: alcançaram até mesmo 3,2%.

Entre os bairros com índices mais altos de infestação estão: a Vila Independência, Jardim Terra Branca, Vila Nipônica, o Jardim Solange, Núcleo Octávio Rasi, Jardim Redentor, Jardim Carolina, Núcleo José Regino, Vila Antártica, Jardim Brasil e Vila Cardia.

Ralos internos, gavetas de degelo nas geladeiras, recicláveis, pneus, sucatas, vasos de plantas e piscinas são alguns dos principais criadouros onde as larvas foram encontradas durante a avaliação nos bairros.

“O índice ainda é alto, e os tipos de criadouros encontrados revelam um descuido por parte da população, em especial dentro das residências”, aponta a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa.

Lembrando que esta avaliação difere-se do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), quando vários municípios realizam o trabalho simultaneamente e surgem comparativos.

Desde o início deste mês, os agentes de endemias atuam junto aos grandes prédios públicos ou comerciais, que apresentem grande fluxo de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário