domingo, 31 de agosto de 2014

Ceará: têm alta incidência



No Ceará, 25 cidade têm alta incidência de dengue, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (SESA). Segundo a secretaria, os municípios de têm incidência acima de 300 da doença a cada 100 mil habitantes, número considerado alto.

Apesar do alto índice nessas cidades, o número de casos de dengue confirmados no Ceará até agosto deste ano é 36% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, 12.222 foram confirmados em 2014 em 138 das 184 cidades do Ceará.

A Secretaria da Saúde também afirma que foram confirmados neste ano 211 casos graves da doença, que ocasionaram 19 mortes.  “Detectou-se desta maneira um aumento de 36,4% dos casos graves confirmados, comparados ao mesmo período de 2013”, diz o boletim epidemiológico.

Houve redução de 48,2% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dos casos graves confirmados na capital cearense, 52,0% foram por Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e, no interior, 56,0% dos casos foram por Dengue Grave(DG).

Não existe um medicamento específico para a doença. Os sintomas são medicados para alívio das dores. “Se o paciente tiver dor, vai tomar remédio para dor. Se tiver náusea, remédio para náusea”, explica o médico. Ele alerta para o uso de medicamentos antiinflamatórios, a base de ácido acetil-salicílico e fitoterápicos, já que eles“alteram a coagulação do sangue e aumentam o risco de sangramento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário