Diretores e coordenadores de escolas de Piracicaba (SP) participaram nesta quarta-feira (14) do lançamento oficial da Campanha 2012-2013 de Combate à Dengue. O evento, realizado no anfiteatro do Centro Cívico, buscou orientar os profissionais sobre as formas de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti e pedir a conscientização das famílias para reduzir os casos de dengue no município.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 3.068 casos de dengue foram confirmados em Piracicaba este ano. Em outubro, a Prefeitura realizou um levantamento sobre a quantidade de criadouros existentes nas casas da cidade. “O número surpreendeu. Foram revistados 4.650 imóveis, escolhidos aleatoriamente, e aproximadamente 10 criadouros foram encontrados por local”, disse o secretário da Saúde, Fernando Cárdenas. As orientações também serão repassadas aos responsáveis por estabelecimentos comerciais e hospitais.
André Rossetto, coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, tirou dúvidas sobre como combater corretamente o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. “Usar laranjo com cravos, fumo e incenso para combater o mosquito é mito", explicou o coordenador.
Neste ano, as residências que não forem revistadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses receberão uma notificação informando que a equipe esteve no local e também com orientações de medidas a serem tomadas para combater o mosquito.
As campanhas de prevenção são realizadas todos os anos na cidade, mas o número de casos de dengue cresceu em Piracicaba. “O trabalho realizado pela Prefeitura não funciona sozinho, é preciso a colaboração da população”, afirmou o secretário da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário