quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Boa Vista: Índices baixos é sinal de poucos criadouros

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Coordenação Municipal de Endemias, realizou no período de 29 de outubro a 1º de novembro o 4º Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), no município de Boa Vista.

De acordo com Cintia Brasil, superintendente de Vigilância em Saúde, essa metodologia visa avaliar qual o Índice de Infestação Predial (IIP) pelo agente causador da Dengue nos domicílios examinados.

“Neste levantamento, a média de infestação de todos os conjuntos de bairros avaliados foi de 1,4%, o que reclassificou o Município para médio e baixo risco. Lembrando que em junho o índice apresentou alto risco para transmissão de dengue com 7,6% de infestação”, explicou Cintia.

Os resultados do LIRAa apontam uma diminuição de risco de transmissão de Dengue. Entretanto, a Vigilância Epidemiológica Municipal, continua com o desenvolvimento de ações de vigilância e monitoramento contínuo das áreas.

De julho a outubro foram eliminados 227.491 depósitos que poderiam se tornar criadouros de Aedes aegypti; foram tratados 1.359 depósitos positivos ou que não puderam ser eliminados mecanicamente.

Em relação aos casos de dengue confirmados, em outubro houve um decréscimo de 24% em relação ao ano de 2011. No mesmo período em 2011 foram confirmados 850 casos, contra 684 casos confirmados este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário