terça-feira, 3 de julho de 2012

Combate a Dengue em Escola Estadual


A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, sob a gestão do Prof. Sergio, iniciou no dia 20/06/2012 uma mobilização de combate contra a proliferação da Dengue, uma doença que possui como vetor, a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que devido ao seu hábito alimentar ser hematófago (se alimentar de sangue), se adapta muito bem a áreas urbanas mais precisamente ao domicílio humano, onde conseguem reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, isto é, pobre em matéria orgânica.

O Aedes aegypti é também o vetor da Febre Amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública, portanto, é de responsabilidade de todos.

Baseado nestes conceitos, o Biólogo e Professor Marcos Thomé, que leciona aulas de Biologia ao ensino médio e Técnicas de laboratório e Unidades de conservação ao curso técnico em meio ambiente da presente instituição de ensino, capacitou os alunos do ensino médio a confeccionarem a "Mosquitérica", uma armadilha para aprisionar a larva do referente mosquito. Tal técnica foi desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro e expandida pelo professor na atual escola. O método é simples, tendo como material necessário, uma garrafa pet com tampa, tesoura, um pequeno pedaço de tela, água, grãos de arroz e fita adesiva.

Tendo em vista que em cada postura, o mosquito coloca em média 100 ovos, a armadilha evita que as larvas se desenvolvam ao eclodirem os ovos, ou seja, elas ficam presas na "armadilha" inibindo o ciclo de vida e evitando que surgem novos mosquitos.

A metodologia aplicada para a interatividade e a otimização do tempo, foi a capacitação dos alunos do 1º ano A e do 2º ano A do ensino médio, que apresentaram oficinas respectivamente para as turmas do ensino fundamental do 1º segmento e 2º segmento, abrangendo assim, todos os níveis de ensino desenvolvidos no período matutino, onde os alunos puderam contar com o apoio e orientação dos seguintes professores: Prof. Ênio Nóbrega, Prof. Marcilei, Prof. Luiz Carlos, Prof. Guilherme, Prof. Halenilton, Prof. Aloysio, Prof. Joacir, Prof. Dori, Prof(a). Alice Vilalva, Prof(a). Rita, Prof(a). Luciene, Prof(a). Tânia, Prof(a). Carmem, Prof(a). Lucila, Prof(a). Beth Cristina, Prof(a). Aline, Prof(a). Ana Carla, Prof(a). Gina, Prof(a). Gleici, Prof(a). Sueli, Prof(a). Márcia, Prof(a). Jesuína e Prof(a). Ketlin.

O objetivo da prática pedagógica desenvolvida pelo prof. Marcos Thomé e o coordenador do Ensino Médio da escola, o Prof. Enivaldo, visa à multiplicação de informações não só no espaço físico da instituição educacional, mas também, como uma contribuição coletiva para a comunidade dos bairros adjacentes a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário