quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Três Lagoas pode ter novo surto de dengue


Três Lagoas pode estar perto de um novo surto de dengue. De acordo com a diretora da vigilância em saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Neide Yuki, o índice da doença saltou de 1,4% para 3,5%. O Ministério da Saúde classifica os números como situação de alerta. A partir de 3,9% já é classificado como risco de surto.

Conforme Neide, do dia 1º de janeiro até a data de ontem, a secretaria já havia registrado 98 casos suspeitos de dengue. Seis estão confirmados. No mês inteiro de janeiro do ano passado, o número era bem menor. Naquela época, foram registrados 74 casos suspeitos e quatro confirmados. “Os números deste ano podem ser maiores porque ainda não temos os resultados dos suspeitos. Pode ser que alguns desses casos sejam positivos”, disse.

A diretora disse esse número já é considerado preocupante, mas que, sozinha, somente com os mutirões de limpeza, a Prefeitura não conseguirá combater a dengue. Para ela, é necessária uma parceria entre a administração municipal e a população. “Os quintais devem ser mantidos limpos. A época de chuvas já chegou e a tendência é que o número de casos aumente se não houver essa colaboração”, disse.

Os principais bairros onde existe a maior incidência de dengue são: Vila Piloto, Vila Nova, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita e Interlagos. A diretora orientou a população desses bairros a manterem os quintais limpos para evitar a eclosão da larva, pois após essa fase elas se transformam em mosquito em apenas uma semana. “A limpeza deve ocorrer semanalmente”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário