quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Operação de combate à dengue, em Manaus, já inspecionou mais de 241 mil imóveis


Um total de 241.765 imóveis distribuídos por várias zonas de Manaus já foram inspecionados pela "Operação Impacto de Combate à Dengue", iniciada pela Prefeitura de Manaus no dia 31 de outubro. O dado faz parte do balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quarta-feira (11).

Durante as visitas domiciliares os agentes da operação eliminaram 208.007 mil depósitos que estavam funcionando como criadouros de larvas do mosquito transmissor da doença - o Aedes aegypti - e realizaram o tratamento com larvicida de outros 26.144 depósitos.

Até o final da operação, previsto para 31 de março, a meta da Prefeitura é inspecionar mais de 350 mil imóveis da capital. O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, explica que o principal objetivo da ação é reduzir ao máximo a presença do mosquito transmissor da dengue na capital, para manter sob controle o número de casos da doença.

Tradicionalmente deflagrada pela Prefeitura no mês de dezembro, a "Operação Impacto" começou mais cedo, em outubro do ano passado, em decorrência da antecipação do período das chuvas - época em que há maior eclosão dos ovos do Aedes aegypti. Além disso, as autoridades de saúde do País trabalham com a perspectiva de que o Brasil enfrentará uma grande epidemia de dengue, em virtude da circulação do vírus tipo 4 da doença. A grande maioria da população ainda está suscetível a este sorotipo, que foi reintroduzido no País através da fronteira da Venezuela, com o vizinho estado de Roraima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário