domingo, 2 de julho de 2017

Cerimônia de encerramento da 15ª Expoepi revela vencedores da mostra competitiva

Os resultados da mostra competitiva da 15ª EXPOEPI foram divulgados nesta sexta-feira (30) na cerimônia de encerramento do evento. A disputa neste ano aconteceu em 15 categorias sobre os mais variados temas da vigilância em saúde, dando espaço para discussões atualizadas e aprofundadas sobre o panorama da saúde no Brasil. Foram premiadas 45 experiências bem-sucedidas e trabalhos de profissionais e serviços de saúde do país.

A premiação foi dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; trabalhos científicos (monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado) desenvolvidos por profissionais do SUS que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde do país (pessoa física); e intervenções sociais, promovidas por movimentos sociais, que fortaleceram as ações de prevenção, controle e prevenção das doenças e agravos de interesse de saúde pública (pessoa jurídica).

Além destes prêmios, que totalizam 969 mil reais, a 15ª EXPOEPI teve premiações que não mobilizam recursos financeiros, mas reconhecem publicamente ações relevantes para a vigilância em saúde: o melhor artigo publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde – revista do SUS editada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (Prêmio RESS Evidencia); e as melhores investigações de surtos conduzidas pelas esferas do SUS. Para cada mostra, três finalistas foram selecionados e a ordem de classificação foi definida por votação da audiência.

O encerramento foi marcado, ainda, pelas homenagens em reconhecimento ao trabalho realizado por três profissionais da SVS na organização do evento: Elisete Duarte, Luciana Torres e João Lima, responsáveis, respectivamente, pela Comissão Científica, pela Comissão Organizadora e pela Comissão de Fiscalização. Outro momento emocionante foi a exibição de vídeo com alguns dos melhores momentos da EXPOEPI.

A mesa da cerimônia contou com a participação de diversos representantes da SVS: João Paulo Toledo e Renato Vieira Alves, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis; Daniela Buosi, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador; Gerson Pereira, do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais; Cheila Lima, do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde; Cláudia Medeiros, do Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde; e a homenageada Elisete Duarte, da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços.

15ª EXPOEPI – Cerca de três mil participantes, de todas as unidades federativas do Brasil, foram inscritos para o evento. Nove oficinas de trabalho aconteceram no pré-congresso, no dia 27 de junho. Entre os dias 28 e 30, os participantes tiveram a oportunidade de visitar 17 painéis temáticos, 15 mostras competitivas, duas mesas redondas e 13 sessões de pôsteres. Durante o encontro, foram apresentados 782 trabalhos e experiências.

A Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI) é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A mostra é reconhecida por difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a saúde pública.

Criado em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o evento promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário