quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tocantins tem 13.682 casos de dengue em 2016

Os casos de dengue aumentaram em 71% no Tocantins, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SESAU). No ano passado, entre janeiro e abril, foram registrados 8.016 casos. Este ano, considerando o mesmo período, as notificações chegam a 13.682.

Segundo o órgão, dos 139 municípios, 128 notificaram casos de dengue, mas a prioridade no combate se concentra em 15 cidades, onde foi notificado o maior número de vítimas. O primeiro deles é Palmas. A capital lidera o ranking com 4.641 notificações.

A secretaria disse que dois óbitos foram registrados em Palmas e Peixe, mas não é possível afirmar se foram ocasionados pela doença.

"Realmente é preocupante o aumento no número de casos e tem vários fatores que estão influenciando neste aumento. O clima, por exemplo. Nós temos alterações climáticas", explicou o biólogo da SESAU, Marcos Timóteo Torres.

Ele argumenta que outros fatores influenciam nos dados, como o comportamento populacional. "Quando a gente passa por um processo epidêmico, a população se sensibiliza temporariamente e depois de alguns anos deixa o hábito de prevenir e de se preocupar", afirmou.

O número de casos suspeitos de Chikungunya também aumentou em relação ao ano passado. Este ano foram notificados 806 contra 271, no ano anterior. A SESAU ressalta que os casos são suspeitos, ainda não foram confirmados.

Ao todo, 45 municípios notificaram casos da doença. Palmas mais uma vez lidera o ranking com 334 registros.

Os casos de zika também são preocupantes. Em todo o Tocantins são 7.685 casos suspeitos só este ano. No ano passado, foram 1.086. Ao todo, 82 municípios notificaram casos de zika. O órgão informou ainda que 79 gestantes foram notificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário