quinta-feira, 28 de abril de 2016

Jornalista Mirim cria diálogo de dois Aedes aegypti

A estudante Maria Eduarda Batalhione escreveu uma história na qual dois mosquitos Aedes aegypti, chamados de Dengão e Denguinho, conversam sobre as casas onde moram, em Goiânia. A aluna foi uma das cinco vencedoras do Concurso Cultural Jornalista Mirim, da TV Anhanguera.

Na redação de Maria Eduarda, Dengão é um mosquito que está grande e forte, pois onde mora existem vários locais com água parada. Enquanto Denguinho vive em uma casa onde os moradores não deixam criadouros para o mosquito. Por isso, ele está fraco, magro e debilitado.

A conversa começa com um relato do inseto mais forte: "Denguinho, você sabe como é. Vivo muito bem na casa onde eu moro. Lá é o paraíso dos mosquitos, tem muita água parada. Estou cheio de filhotinhos. A caixa d’água então está uns cinco anos sem lavar. Mas gosto mesmo é da piscina. Todo mundo da casa já teve dengue”, diz o Dengão na história.

Já o companheiro responde com pouco entusiasmo. “Onde eu moro, foi só assistir o Jornal Anhanguera que o dono arrumou a caixa d’água. Acabou com a minha piscina. Limparam os pratinhos e as plantas, viraram as garrafas e, para piorar, impediram a gente de entrar na casa. Morrem todos por lá, só eu escapei”, conta o mosquito.

Maria Eduarda lembrou que na casa dela não há espaço para o Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. “Tiramos água dos vasos. Meu pai colocou as garrafas de cabeça para baixo”, disse.

A proteção para toda a família vai além de eliminar os criadouros. “Uma coisa que é ritual aqui em casa é passar o repelente. É gelado e eu acho que ele fica pregando um pouco. Eu não gosto muito, mas tem que passar”, explicou a estudante.

No fim, a jornalista mirim deixou um recado importante para todos: “Os agentes de saúde também ajudam, mas a gente não pode esperar que eles façam tudo sozinhos. A gente também tem que ajudar. Afinal, ninguém quer ter um Denguinho ou um Denguão morando em casa”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário