sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Evite três doenças eliminando apenas um mosquito



"Sábado da Faxina - Não dê folga para o mosquito da dengue". Com esse tema o Ministério da Saúde divulgou campanha para eliminar o famoso Aedes aegypti. E não é para menos. Conhecido como transmissor do vírus da dengue, descobriu-se que ele também é o responsável pela transmissão dos vírus chikungunya e zika, este último com relação direta a casos de microcefalia em bebês.

A luta contra o Aedes data de 1986 e a erradicação do mosquito depende sensivelmente da população. "Quem acha que não precisa se preocupar, pois está com a casa aparentemente em ordem, acaba colaborando para que esse trio de doenças continue a crescer", reitera o anúncio da campanha divulgada no O Globo Online, semana passada. 

Como todos sabem a proliferação do mosquito depende apenas de água limpa e parada. Nesse local os ovos são depositados e o ciclo de desenvolvimento do mosquito dura apenas sete dias. Portanto, a recomendação é que todo o sábado a população verifique todos os cantos da casa com atenção dobrada para caixas d'água, galões, poços e tambores, que devem ser devidamente vedados. Garrafas vazias e baldes precisam permanecer com a boca para baixo, a fim de evitar o acúmulo de água. Ainda na área externa, as calhas precisam estar totalmente limpas, da mesma forma que piscinas e fontes nunca podem estar sem o devido tratamento.

Dentro de casa, os ralos devem estar limpos e com tela, os vasos sanitários sem uso sempre fechados e as bandejas de geladeira sem nenhuma gota de água parada. Um cuidado especial deve ser tomado em relação às plantas, cujos pratinhos que ficam embaixo dos vasos devem ter areia até a borda.

Se houver suspeita de contágio, cada minuto conta. É preciso determinar a doença o quanto antes para dar início imediato ao tratamento. Por isso, fique atento ao aparecimento de febre, coceira, manchas avermelhadas, dor no corpo todo, na cabeça ou atrás dos olhos – esses podem ser sintomas de dengue, zika ou chikungunya.

Nesse caso, a primeira coisa a fazer é buscar ajuda no hospital ou unidade de saúde pública mais próxima, sem esquecer de beber muita água, para manter o corpo hidratado. Em hipótese alguma tome medicamentos por conta própria, pois a ingestão de determinadas substâncias presentes em alguns remédios pode piorar a situação do doente.

Se mesmo após o atendimento o paciente continuar a sentir forte dor abdominal e apresentar vômito, retorne imediatamente a uma unidade de saúde, pois essa pode ser a manifestação da forma mais grave das doenças.
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário