segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cachoeira do Itapemirim, ES: registra a maior incidência.



Cachoeira do Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, registrou a maior incidência de dengue no estado neste ano. Em todo o município foram notificados 4006 casos de dengue, sendo que 3755 deles foram confirmados.

O bairro com maior registros da dengue é o de Zumbi, com 150 notificações. No local, terrenos abandonados, onde a população joga lixo, viram pontos para a reprodução do mosquito vetor da doença.

No combate, os agentes retiram do local, sacolas, garrafas, latas, entre outros objetos que acumulam a água da chuva. Mas com o passar dos dias, o lixo volta, e novos pontos surgem.

O responsável pela Vigilância Ambiental de Cachoeiro, Moacyr Bonan, conta que o problema não é maior devido ao período de estiagem que o Espirito Santo passou.

“Só não tivemos mais problemas, por causa dessa seca prolongada, mas agora está vindo a chuva, e todo esse lixo tem potencial para virar um possível foco do mosquito da dengue”, disse Bonan.

Apesar das várias campanhas preventivas, segundo Bonan ainda falta bom senso da população. “Falta consciência, cidadania, respeito da população consigo mesma, com seus vizinhos, com seus filhos, com seus familiares”, diz.

A artesã  Maria Rodrigues, que mora no município, conta como tem feito a parte dela na prevenção contra o mosquito. “Não tenho planta com água, meus ralos são todos tapadinhos, recebo sempre as agentes de saúde para que elas façam a manutenção”, relatou Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário