quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Praia Grande realiza capacitação



A Secretaria de Saúde Pública (SESAP) de Praia Grande inicia, nesta quinta-feira (27) uma série de capacitações direcionadas a funcionários e voluntárias que trabalharão no Dia D contra a Dengue, que acontece em 12 de setembro em Praia Grande.

Durante as reuniões, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses orientarão os participantes sobre a abordagem aos munícipes, a retirada de materiais inservíveis das residências, bem como as informações de prevenção que devem ser multiplicadas.

O Dia D Contra a Dengue deve mobilizar cerca de 2 mil funcionários públicos e voluntários em um grande mutirão com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

“Nosso principal objetivo é diminuir os níveis de infestação no Município”, pontua o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Marono. “Esse período é o ideal, já que nos meses mais frios, o mosquito entra em baixa atividade e não se reproduz. Assim, buscamos evitar uma grande infestação nos meses críticos, que são de janeiro a maio: se conseguirmos reduzir a incidência de mosquitos, contribuiremos para uma diminuição da proliferação da doença no ano que vem.”

Cerca de 300 caminhões participarão do Dia D, recolhendo e dando a destinação correta ao material inservível coletado. Mais de 2 mil funcionários públicos e voluntários realizaram ao inspeção Peridomiciliar porta a porta, eliminando criadouros e orientando os munícipes a respeito dos cuidados necessários para evitar a formação de criadouros.

Na semana do Dia D, a prefeitura instalará caçambas para que a população descarte todo entulho que possa gerar criadouros. “O mais importante é que a população compreenda que cuidar para que não haja focos de mosquito em sua residência é um exercício de cidadania. Apenas um foco pode atingir um raio de nove quadras no entorno. Todos somos protagonistas dessa ação”, destaca Marono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário