sexta-feira, 29 de maio de 2015

Goiânia: carros velhos viram criadouros de mosquito



Moradores do Setor Negrão de Lima, em Goiânia, denunciam que carcaças de carros estão abandonadas em lotes baldios e formam grandes criadouros para o mosquito transmissor da dengue. Os veículos estão trancados no local com portão, muro alto e cercas de arame farpado, o que dificulta a ação dos agentes de saúde.

Os vizinhos reclamam que o dono do imóvel deixou cerca de 10 carcaças de VW Fusca no local e não se preocupou em cobrir os carros. “A dengue está matando. Todo mundo está vendo isso.  Então, um vizinho tem que contribuir com o outro para o bem de todo mundo”, disse a dona de casa Iraci Monteiro da Rocha.

O funcionário público Fernando Leite conta que grande parte de sua família já teve dengue e se preocupa com a situação no local. “O ano passado, quatro pessoas da minha família pegaram dengue. Este ano minha filha já está ruim há quase 10 dias, passando muito mal na repetição da dengue”, disse.

A imobiliária responsável por alugar o lote não atendeu as ligações no número informado em uma placa pendurada no muro do local.

A Secretaria de Fiscalização informou que vai enviar um fiscal para o endereço onde estão guardadas as carcaças e vai autuar o responsável pelo lote.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG) explicou que pode apenas dar apoio à Secretaria de Fiscalização e Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade, responsáveis por fazer a identificação e retirada dos veículos.

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que 26 pessoas já morreram após contraírem dengue em Goiás apenas este ano, seis a mais do que o último balanço. Dessas, nove foram em Goiânia. O órgão ainda investiga outros 62 óbitos que podem ter sido causados pelo vírus.

As últimas seis mortes ocorreram em Goiânia, Crixás, Goianira, Goiatuba, Rubiataba e Uruaçu. A capital lidera o ranking de vítimas fatais, com nove registros. A última vítima foi uma mulher de 80 anos. Logo em seguida, aparecem Aparecida de Goiânia e Crixás, ambas com duas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário