segunda-feira, 6 de abril de 2015

Norte e Nordeste: regiões debatem Dengue e Chikungunya


Para fortalecer e aprimorar as ações contra dengue e chikungunya no Brasil, o Ministério da Saúde promove reuniões com objetivo de discutir as medidas de prevenção, controle e combate da doença nos estados e municípios. A Reunião Macrorregional Norte e Nordeste sobre dengue e chikungunya realizada em Brasília nesta terça-feira (31) e quarta-feira (01) reúne representantes, gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde das duas regiões. Na semana passada, o encontro, realizado no Rio de Janeiro e discutiu estratégias para as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

As reuniões Macrorregionais são fundamentais para o planejamento e fortalecimento das ações de combate à dengue. Além dos estados, participam representantes de municípios com mais de 100 mil habitantes. O objetivo é discutir os aspectos clínicos, de vigilância e de diagnóstico das doenças, além de abordar os desafios e perspectivas da vigilância epidemiológica.

“Apesar das regiões Norte e Nordeste estarem com uma menor incidência comparada às outras regiões, alguns estados encontram-se em situação de epidemia, então é de extrema importância mantermos as medidas de intensificação para controle e combate à dengue, para evitar novos casos e também que ocorram óbitos. Por isso a importância de uma reunião como essa, onde é possível fazer este alerta aos estados e municípios”,  informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário