domingo, 26 de abril de 2015

Goiânia: realiza testes com tela para tentar combater o vetor



O Ministério da Saúde realiza testes com uma tela com inseticida para tentar combater o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Em Goiânia, que enfrenta uma epidemia da doença, a prefeitura escolheu 80 casas no Setor Residencial Itaipu para a instalação dos equipamentos. Além da capital, as telas também foram enviadas para a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Os testes devem durar dois anos. Os equipamentos são feitos de plástico e foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Eles são instalados nas portas e janelas das residências e o objetivo é impedir a entrada dos mosquitos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, somente após os períodos de testes é que será possível avaliar os resultados e adoção definitiva do método para a prevenção da doença.

"Dependendo dos resultados que encontrarmos nesses dois anos, a OMS [Organização Mundial da Saúde] e o Ministério da Saúde podem ou não adotar isso como uma política pública de controle do vetor", explica Flúvia Amorim, diretora de vigilância em Saúde da SMS.

O último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na sexta-feira (24) revelou que 12 pessoas já morreram de dengue em Goiás. O número representa um aumento de quase 64% em relação ao mesmo período de 2014.

Outras 36 mortes ainda são investigadas e podem ter ligação com a doença. Ao todo, 83,9 mil casos foram registrados em todo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário