quinta-feira, 26 de março de 2015

Mogi das Cruzes: prova do laço pode indicar dengue com mais rapidez



A dengue é uma doença que preocupa os moradores do Alto Tietê. Foram registrados mais de 130 casos. Para detectar a doença existem exames específicos, como o exame do laço. O procedimento pode ser feito para confirmar a doença com mais rapidez e prosseguir com o tratamento adequado.

Na tentativa de descobrir logo se o paciente está ou não com dengue, desde outubro do ano passado equipes de enfermagem de Mogi das Cruzes fazem um treinamento específico. Segundo a enfermeira Valéria Leite Peixinho, só na última semana 45 profissionais de várias unidades básicas de saúde receberam essa capacitação. "Primeiro foi fornecida régua com dados para realização dos exames. Ela contém também os sinais e sintomas da doença. Ela orienta ainda a priorizar ou não o atendimento”, explica.  

O treinamento é feito com base na chamada "prova do laço". Para o procedimento, o paciente precisa estar com o braço esticado na direção do coração. O relógio do equipamento de aferição precisa estar na direção da artéria braquial. Além disso, o paciente tem que estar confortável, com as costas apoiadas no encosto e com os pés paralelos. Depois de 5 minutos pressionando o braço do paciente, a enfermeira pega uma régua e com uma caneta desenha um quadrado. Valéria diz que se o paciente estiver com a suspeita de dengue é dentro desse desenho que devem aparecer umas manchas vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário