sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Sorocaba: vive epidemia



A Secretaria de Saúde já considera Sorocaba (SP) em "situação de epidemia" por causa do avanço rápido da dengue. Somente na ultima semana foram registrados mais de 1,6 mil novos pacientes. A doença que antes estava restrita a alguns bairros agora atinge todas as regiões da cidade. O último balanço realizado pela prefeitura de Sorocaba registrou um aumento de aproximadamente 70% nos casos de dengue. Em uma semana, o número subiu de 2.424 para 4.030. 

"Os casos realmente se multiplicam. Uma pessoa doente contamina o mosquito, que por sua vez pica outras pessoas e assim a gente vai vendo esse número de casos aumentando semana a semana. O calor excessivo desse ano também é um fator que faz com que o ciclo do mosquito seja menor e aí a gente tenha mais mosquito voando e mais pessoas correndo risco de ser contaminada", afirma a diretora da Vigilância em Saúde Daniela Valentim.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, informou que as ações de combate à dengue serão intensificadas. Estão previstos arrastões para eliminar os focos do mosquito, o trabalho de nebulização será ampliado e os cuidados com a coleta de lixo vão ser redobrados.

No sábado (21), mais de 700 pessoas participaram do Dia "D". Entre os bairros Nova Esperança, Vila Gabriel e Parada do Alto, foram retirados 300 toneladas de entulho além de possíveis criadouros. A orientação é para que os moradores não joguem sujeira em terrenos baldios e em locais públicos.

“Em caso de suspeita de dengue, uma forma que minimiza o agravo e, portanto, minimiza óbito é a hidratação”. A população deve ser orientada a utilizar de líquidos na quantidade de até seis litros por dia em casos

Nenhum comentário:

Postar um comentário