quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SP: registrou 563 casos de dengue em 2015



A cidade de São Paulo registrou 563 casos de dengue até a sexta semana de 2015, contra 214 casos no mesmo período de 2014. O aumento foi de 163%. A Secretaria Municipal de Saúde apura se a morte de uma mulher idosa em 28 de janeiro na Brasilândia, na Zona Norte, foi causada pela doença. A região é a mais afetada pela dengue, segundo a Prefeitura.

Durante a divulgação dos dados na tarde desta quinta-feira (26), o secretário adjunto de Saúde, Paulo Puccini, afirmou que o crescimento do número de casos se deve ao calor intenso, que favorece a reprodução do mosquito transmissor da dengue, combinado com o armazenamento inadequado de água por causa da crise hídrica.

Puccini previu que o número de casos neste ano fique entre duas vezes e meia a três vezes maior do que ocorreu no ano passado, subindo de 28 mil para 90 mil. Ainda segundo o secretário adjunto, a piora no quadro ainda está por vir porque o pico da doença normalmente ocorre na 16ª semana do ano.

"90 mil é bastante grande, e uma taxa de incidência elevada, mas não será certamente a das maiores do Brasil e nem de São Paulo", afirmou o secretário municipal de saúde. No ano passado, o Estado de São Paulo registrou 193.636 casos. Na capital, em 2014, foram registrados 28.995 casos autóctones (97,7% ocorreram no primeiro semestre), com 14 óbitos ao longo do ano.

Puccini acredita que talvez a preocupação com a água tenha prejudicado a população de identificar que o calor é mais importante que a água parada para reprodução do mosquito. "Nós vivemos uma situação de temperatura muito elevada em que pequenas coleções de água criam criadouros do mosquito. Isso talvez tenha baixado a guarda da população", afirmou.

Ele ressaltou que a Prefeitura destina mais recursos no combate a dengue, com mais pessoal e apoio da Defesa Civil. A recomendação é redobrar a atenção e evitar deixar água parada no quintal, em baldes ou em vasos. A caixa d'água e os reservatórios também devem ficar tampados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário