sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dia D de combate à dengue e chikungunya



Neste sábado, Pernambuco estará mobilizado para o Dia D da Dengue e Chikungunya, que acontece em todo o país. O objetivo é convocar gestores municipais de saúde a realizarem intensa mobilização popular, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para os profissionais da área saberem fazer o diagnóstico e tratamento de ambas as doenças.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Claudenice Pontes, o estado mobilizou as cidades para fazerem ações de campo.  Além disso, foram encaminhados 268 mil cartazes, 408 mil folders e 5,1 mil camisas para os gestores municipais utilizarem neste sábado. Também foram encaminhados 261 mil fluxogramas e 249 manuais, que explicam como deve ser feito o manejo clínico dos pacientes com suspeita de dengue e chikungunya.

"Precisamos identificar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e fazer a eliminação, reforçando a necessidade de a população ficar vigilante para evitar água parada e limpa descoberta, além de garrafas e pneus nos entornos das residências. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de toda a sociedade, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas"
, frisa Claudenice.

Até o momento, Pernambuco não registrou nenhum caso autóctone de chikungunya. No entanto, foram notificados 22 possíveis casos, sendo dois confirmados (de um paciente infectado na República Dominicana e que começou a sentir os sintomas da doença no Ceará, onde está em tratamento; e uma moradora de Petrolina, infectada na Bahia). Os demais deram negativo para a doença e continuam sendo monitorados pelo período de três meses.

Foram notificados 108 casos de dengue com agravamento, com 97 confirmações no ano de 2014. Em 2013, no mesmo período, foram 69 casos de dengue com agravamento confirmados. Em relação ao número de óbitos, foram 61 notificações, com 35 confirmações. No mesmo período de 2013, houve a notificação de 77 óbitos suspeitos, sendo 48 confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário