segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mutirão recolhe quase mil toneladas de lixo



Mais de 900 toneladas de lixo já foram retiradas dos quintais das residências de Cruzeiro do Sul (AC) desde junho deste ano, quando começaram os mutirões de limpeza contra a dengue. A maioria dos resíduos coletados durante a ação é pequenos objetos que acumulam água e acabam se tornando alvos para proliferação do mosquito Aedes aegypti, como tampa de refrigerante, cuias de coco, vasos, latas, entre outros. A cidade enfrenta uma epidemia de dengue com mais de 6,5 mil casos notificados entre fevereiro e setembro.

Quintais cobertos por mato também estão sendo limpos pela equipe. Os mutirões estão sendo realizados em todos os bairros da cidade. Na primeira e segunda etapa, as equipes passaram por todas as localidades. A terceira inicia pelos bairros com maior incidência de registro de casos positivos. De acordo com o supervisor da limpeza, Raimundo Nascimento, é necessário ainda que a população se conscientize em relação ao seu papel.

“Nos locais onde passamos na primeira vez, encontramos agora do mesmo jeito, as pessoas não estão fazendo sua parte, se após a nossa limpeza a população tivesse mantido seus quintais limpos, dessa vez não teríamos encontrado a mesma quantidade de lixo. Está faltando conscientização”, diz.

Francisco de Souza Carneiro, de 56 anos, é morador do bairro da Várzea, e já contraiu dengue por duas vezes. Ele explica que apesar de limpar seu quintal, teme que volte a contrair dengue devido a  falta de limpeza na área dos vizinhos.

“É muito difícil porque a gente faz a nossa parte e alguns vizinhos não fazem a deles, parece que não tem noção ainda do perigo dessa doença. Eu mesmo peguei dengue e não conheço coisa pior, pensei que ia era morrer com aqueles sintomas”, relembra o morador.

“Os estudantes fizeram várias atividades, receberam instruções teóricas dentro da escola, saíram pelas casas fazendo levantamento de quantas pessoas já tinham contraído dengue. Para finalizar foram montados grupos para recolhimento de lixo pelo bairro”, relatou a diretora Fernanda Cordeiro.

O estudante Tiago Silva de Souza, de 15 anos, relatou que levou para os moradores do bairro os conhecimentos obtidos dentro de sala de aula, sendo essa uma forma de conscientizar cada um a fazer sua parte.

O supervisor de limpeza, Raimundo Nascimento contou que as residências encontradas sem limpeza ainda não estão sendo notificadas, mas que nos próximos mutirões as penalidades deverão ser colocadas em ação nos locais que não estão sendo limpos pelos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário