sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Itaporã: diminuíram os casos de dengue em 2014



A Saúde de Itaporã através do Departamento de Controle de Endemias (Decoe) informa que este ano, de janeiro a junho, foram notificados 31 casos suspeitos de dengue, sendo que, destes, apenas dois foram positivos. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, houve uma redução significativa, visto que, de janeiro a junho de 2013, foram notificados 261 casos e 103 confirmados.

Segundo o coordenador do Decoe Gilberto Cunha, esta redução é devido à baixa circulação viral e principalmente ao trabalho realizado em conjunto com todos os setores envolvidos da Vigilância em Saúde e demais seguimentos. “Temos que estar atentos a todos os casos suspeitos, para que sejam investigados e notificados em tempo hábil para que possamos realizar as atividades de bloqueio da doença, evitando assim a sua disseminação”, orientou.

Gilberto lembra que, outro fator fundamental é o controle do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. O recomendado é manter o índice abaixo de 1% para evitar um surto epidêmico. “No entanto, no último levantamento de índice rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o índice geral de infestação no município ficou em 0,7%, considerado satisfatório”, disse.

O Decoe tem realizado um trabalho de visita domiciliar através dos agentes, abrangendo os 6.800 imóveis. Fora do período de mutirões, as visitas são realizadas a cada dois meses nos bairros e distritos. Paralelamente a esse trabalho, o município atua de forma ostensiva para evitar o aparecimento de ambientes propícios ao aparecimento dos focos do mosquito.

Atendendo uma determinação do prefeito Wallas Milfont, através da Gerência de Serviços Urbanos, a prefeitura faz, a cada 15 dias, o recolhimento dos pneus acumulados nas borracharias da cidade, como também limpeza das bocas de lobo e a retirada de entulhos e lixos acumulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário