sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Itajaí, SC: registra 1º caso de dengue



A cidade de Itajaí registrou o primeiro caso do ano em Santa Catarina de dengue autóctone - contraída por foco de transmissão no próprio município. A confirmação clínica saiu na quarta-feira (30). Um adolescente de 14 anos foi diagnosticado no começo do mês, mas já passa bem nesta sexta-feira (1º). 

Segundo o Coordenador do Programa de Controle de Dengue da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Lúcio Vieira, outro caso de dengue foi detectado no município este ano. Entretanto, o paciente havia contraído a doença em uma viagem para a Bahia.

A Vigilância Epidemiológica explica que os bairros da casa e escola do garoto de 14 anos são locais de focos preocupantes do mosquito. Próximo a sua residência, no bairro São Vicente, cinco focos positivos de larva foram detectados. Já o bairro do colégio, em Cordeiros, é um dos mais infestados do município, com 57 residências com locais de possível cultivo.  

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o  trabalho em Itajaí é centrado no monitoramento de focos da larva. A cada 300 metros, uma 'armadilha' para o mosquito, um pneu com água fechado, é instalado em um estabelecimento comercial. Semanalmente os 17 agentes do município vistoriam os 600 pneus instalados. Com o foco contaminado, o bairro é vistoriado com maior intensidade durante um ano e moradores são conscientizados a não deixar água parada em recipientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário