quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Chapecó: quer evitar proliferação do mosquito



Com o objetivo de eliminar larvas e ovos do mosquito da dengue, mais de 60 agentes da Secretaria de Saúde de Chapecó, no Oeste catarinense, realizam até o próximo sábado (23) um mutirão de limpeza na região da grande Efapi. Além dos terrenos, os profissionais do Município têm revistado as residências (veja vídeo ao lado).

"Fazemos um apelo para que a população receba os agentes de endemias, bem como os agentes comunitários de saúde. E que sigam as instruções deles para que possamos eliminar do meio ambiente recipientes que acumulem água e outros materiais para que diminuamos o risco de termos novamente uma infestação de mosquitos no início do verão", declarou a secretária de Saúde, Cleidenara Weirich.

Na residência de Zélia Ortiz da Cruz, o mosquito da dengue não tem chance. Ela contou que limpa o terreno com frequência e cuida para não deixar nada que possa se transformar em um criadouro. "O trabalho de prevenção é muito bom, porque tem gente que não se preocupa em limpar o quintal. quando eu vim morar aqui, tinha um monte de lixo e, agora, consegui limpar".

O mosquito da dengue também é responsável por transmitir o vírus Chikungunya, conhecido mais recentemente e sem casos confirmados no estado. Os sintomas são semelhantes aos da dengue. "O agravante nesse vírus é que ele é transmitido pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus. Ambos a gente tem na cidade. Aumenta muito nossa preocupação em relação ao controle populacional desses mosquitos", afirmou o coordenador da Vigilância em Saúde, Junir Lutinski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário