domingo, 27 de julho de 2014

Sorocaba: 288 casos este ano



Do início do inverno até agora, Sorocaba somou 28 novos casos de dengue, totalizando 288 registros. Essa é a primeira vez que a doença não para de avançar com a chegada da estação mais fria do ano, desde que foi introduzida na cidade, e o fato coloca a Área de Vigilância em Saúde (AVS) em estado de alerta, sobretudo para uma mudança nos procedimentos de combate à dengue. "Nos anos anteriores, os casos paravam de surgir a partir de junho e, quando um caso isolado era detectado, normalmente ele era importado", afirma o diretor substituto da AVS, José Luís Chiquito Filho. Segundo ele, como a tendência é observada também em outras regiões do Estado, a explicação é de que o mosquito Aedes aegypti esteja cada vez mais se adaptando às baixas temperaturas. "Nossa preocupação agora é que, quando voltar a esquentar, a proliferação dos transmissores vai aumentar e o vírus já estará circulando na cidade", constata.

Com isso, Chiquito acredita que a típica elevação dos casos no segundo semestre acontecerá de forma mais rápida nesse ano do que nos anos anteriores. Ele, que é veterinário, atenta também que o aumento nos casos está ocorrendo mesmo com a estiagem. "Não está chovendo na cidade e as nossas equipes continuam encontrando larvas do mosquito transmissor nas residências", relata. Por isso, ele reforça a importância da conscientização da população em não deixar água parada dentro e fora de suas casas. Além disso, o diretor da AVS acredita que o combate direto à dengue, antes feito com mais ênfase no primeiro semestre, terá de ser intensificado o ano todo. 

"Nós não teremos mais esse tempo para respirar e realizar só campanhas educativas, pois a doença não está parando", enfatiza.

O último boletim da dengue, divulgado na quinta-feira (24) pela AVS, mostra que Sorocaba registrou 288 casos da doença desde o início do ano - o equivalente a uma média de quase dez casos por semana. Desses, 188 são autóctones e 100 importados. Além disso, apenas o tipo 1 da doença circula pela cidade até agora.



De acordo com a AVS, todos os casos de dengue registrados em Sorocaba este ano tiveram operações de bloqueio na região onde o paciente reside. As ações são desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros, orientação aos populares, para que verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água, além da busca de outras pessoas com sintomas para rápido diagnóstico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário