sábado, 14 de dezembro de 2013

Maringá: prefeitura distribui plantas repelentes para o Aedes aegypti



A Secretaria de Saúde de Maringá, no norte do Paraná, distribui a moradores do Jardim Alvorada, na manhã deste sábado (14), mudas e sementes de plantas que repelem o mosquito da dengue. A ação começa às 9h, no praça do Centro Comunitário do bairro.

Segundo a Prefeitura de Maringá, o kit distribuídos terá mudas de citronelas e a sementes de crotalárias, plantas usadas para naturalmente para o combate à dengue. A citronela exala odor de suas folhas capaz de afugentar o mosquito causador da doença. A clotalária tem flores que atraem libélulas, o predador natural Aedes aegypti.

O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, ressalta que as plantas são ferramentas importantes para o combate à dengue, mas os moradores, ainda sim, devem manter o cuidado para não deixar água parada. “Os focos do mosquito identificados nos últimos levantamentos mostram os criadouros em locais onde as pessoas podem evitar, como lixo a céu aberto, pratinhos de vasos e tintas ou tonéis de água”, lembra Nardi.

Desde o início deste ano, Maringá registrou 2.741 casos de dengue, segundo o relatório divulgado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde. O boletim traz a confirmação de oito novos casos em relação ao anterior.

Já as notificações subiram de 5.803 para 5.870 - uma diferença de 67 casos notificados no prazo de duas semanas. O boletim não traz alteração no número de mortes em decorrência de dengue - são duas este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário