quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Algumas medidas de prevenção e sintomas da dengue



- Encham de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;
- Descarte adequadamente todo objeto que possa acumular água. Potes, latas e garrafas vazias devem ser encaminhados para reciclagem;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e deixe-os fora do alcance de animais. Mantenha lixeiras sempre bem fechadas;
- Mantenha a caixa d'água bem tampada;
- Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe água da chuva acumular na laje.


Dengue Clássica 

Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.


Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.


Dengue Hemorrágica


A febre alta é um dos primeiros sintomas da dengue. Inicialmente os sintomas da dengue hemorrágica se assemelham à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A dengue hemorragica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.



Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário