Os casos
notificados de Dengue aumentaram 550% no Estado. Entre 1º de janeiro e 16 de
fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde registrou 208 casos no Rio Grande do
Sul, contra 32 no mesmo período de 2012. Apesar do crescimento, não há registro
de mortes nem de casos graves em cidades gaúchas.
Divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, em Brasília, os dados mostram que a tendência de alta é nacional. No país, os casos de dengue cresceram 190%, passando de 70.489 para 204.650. Contudo, as autoridades comemoram a queda na mortandade. Foram 33 óbitos entre janeiro e fevereiro de 2013, diante de 41 no mesmo período do ano passado, uma redução de 20%.
No caso do Rio Grande do Sul, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou a atitude da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, que fala em pré-epidemia na cidade, que tem pelo menos 19 casos confirmados da doença. Para Padilha é fundamental alertar a população, que precisa evitar deixar água parada em recipientes, ambiente propício para a reprodução do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Estamos no começo do período de maior transmissão da dengue. Agir agora é fundamental para evitar novos casos, sobretudo em municípios sem tradição de ter casos de dengue. Temos de identificar os locais com mais incidência e mobilizar a população para prevenir a doença — salientou o ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário