quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sorocaba: os casos de dengue estão diminuindo

Um ano seco, com temperaturas mais amenas e um trabalho intenso da população e do poder público. Fatores que, juntos, ajudaram a reduzir drasticamente os números de casos de dengue em Sorocaba (SP).

Em 2011, foram registrados 1.734 casos da doença na cidade, com duas mortes. Neste ano, foram apenas 25 casos.

Consuelo Matielo, diretora da vigilância epidemiológica, diz que, apesar da grande redução da doença na cidade, é hora de intensificar os cuidados, já que o período de chuvas vai começar, e um novo vírus da dengue – que já circula pelo estado de São Paulo – reforça a preocupação com uma epidemia.

"Essa é uma preocupação do estado, a introdução de um novo vírus. Há mais de 20 anos que esse tipo não circulava pelo país. Com essa nova ameaça, a chance de ter um grande número de pessoas infectadas existe", ressalta a diretora.

No último índice de levantamento larvário, feito em outubro, quase 90% dos bairros da cidade foram classificados pelo índice verde, que indica que a incidência de larvas está baixo. Apenas uma região foi classificada com o índice amarelo, que significa incidência da doença.

Com o início do período de chuvas, o trabalho que já é feito durante o ano todo começa a ser intensificado. As equipes da vigilância epidemiológica percorrem as casas inspecionando e dando orientações à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário