quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dengue: viajantes preocupam o Arquipélago da Madeira

A Europa está passando por sua primeira transmissão sustentada de dengue desde os anos 1920, com mais de 1,3 mil pessoas infectadas com a doença transmitida por mosquitos no arquipélago português da Madeira, no Oceano Atlântico. Apesar de ficar a quase mil quilômetros de Lisboa e ser mais próximo da costa africana, o arquipélago geralmente é considerado território europeu.

Em uma rápida avaliação de risco, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) disse que 25 casos da doença foram encontrados na Europa em viajantes voltando das ilhas. Tais casos já foram registrados em Portugal, Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia e França.

"Dada a dramática expansão da transmissão de dengue endêmica no mundo ao longo dos últimos 20 a 30 anos e o número elevado de visitantes para Madeira, o surto é grande e constitui um evento significativo de saúde pública", disse o ECDC em uma avaliação divulgada na noite de terça-feira (20).

Desde que o surto começou, no início de outubro, 1.357 casos de dengue foram relatados por profissionais de saúde da Madeira, incluindo 669 casos confirmados por laboratório e 688 casos prováveis. Até o momento, nenhum dos 89 pacientes hospitalizados morreu.

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tem uma presença estabelecida no arquipélago da Madeira.

No início deste ano, autoridades de saúde gregas atribuíram a morte de um homem de 80 anos à dengue -- o primeiro caso da doença no país desde um surto em 1927-28. A Grécia está sofrendo um surto de doenças transmitidas por mosquitos, como a malária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário