domingo, 2 de setembro de 2012

9 mil casos de dengue em Goiânia


Mais de 9 mil notificações por dengue foram registradas em 2012 pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em Goiânia. Os dados, divulgados na quinta-feira (30/8), apontam incidência de 708 pacientes com dengue a cada 100.000 habitantes. No total, foram realizadas 1.306.853 visitas de Combate a Dengue e as mortes pela doença também preocupam. Trinta e seis óbitos com suspeita de dengue seguem em investigação sendo que nove já foram confirmados.

De acordo com o departamento, a maioria dos casos notificados envolve homens na faixa etária de 20 a 34 anos. O distrito sanitário com maior incidência é o Leste, seguido do Oeste, Noroeste, Campinas Centro, Norte, Sul e Sudoeste, respectivamente. Nos últimos 11 anos, 187.505 casos foram notificados na capital, sendo que 136 destes levaram a óbito.


Segundo a SMS, ação realizada em junho detectou e eliminou mais de 1,5 mil focos. Os principais pontos de criadouros do Aedes aegypti identificados foram, pela ordem, latas, pneus, descartáveis, vasos sanitários, pratinhos, tambores, ralos, lonas, baldes e piscinas. Também encontraram bebedouros de animais, bromélias e canos.

Apesar disso, o índice de Goiânia foi 0,56%, índice dentro dos padrões estipulados pelo Ministério da Saúde, não sendo risco de saúde pública. O número é medido pelo Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial (LIRA), feito em média cinco vezes por ano. Se for constatada em 1% ou mais dos imóveis do município, do bairro ou do distrito, é considerada situação de iminente perigo à saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário